Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Psicanálise

Área do conteúdo

Evento “20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC” (Segunda Parte)

Data de publicação: 3 de setembro de 2018. Categoria: Notícias

Imagem do cartaz de divulgação da “XVII Encontro de Psicanálise da UFC”, Segunda Parte do Evento “20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2018, no Ideal Clube (Salão Humberto Cavalcante), situado na Av. Monsenhor Tabosa, 1381, em Fortaleza.

O XVII Encontro de Psicanálise da UFC, segunda parte do Evento 20 ANOS DO LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE DA UFC, acontecerá de 14 a 15 de setembro de 2018, contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e do Ideal Clube. Nesta etapa, está prevista a participação de Professores e de Pós-graduandos da UFC, de Membros do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Fortaleza e de dois convidados especiais (Marco Antonio Coutinho Jorge e Silvia Maria de Souza Levy) que realizarão palestras, conferências e mesas-redondas. Ocorrerão, ainda, lançamentos de livros.

20 ANOS DO LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE DA UFC (2ª PARTE)
XVII ENCONTRO DE PSICANÁLISE DA UFC

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO; ENTRADA FRANCA, MEDIANTE INSCRIÇÃO.
VAGAS LIMITADAS!

DATA

14 e 15 de setembro de 2018

LOCAL

Ideal Clube (Salão Humberto Cavalcante)
Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE (Entrada pela Av. Rui Barbosa)

PROGRAMAÇÃO
  • Dia 14/09/2018

8h 20min – Credenciamento.

9h – Mesa de abertura: 20 anos do Laboratório de Psicanálise da UFC.

9h 30min – Mesa-redonda: Psicanálise e Literatura.
Coordenadora: Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Liev Tolstói: sentença e fantasia. Rebeca Carolinne Castro Gomes. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

A feminilidade no Grande Sertão Veredas. Magaly Ferreira Mendes. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Diretora do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM).

Considerações sobre o corpo e a escrita na literatura de Yukio Mishima. Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos. Graduada em Psicologia pela UFC.

10h 40min – Palestras em torno da arte e da sublimação:

A paixão de Caravaggio. Orlando Soeiro Cruxên. Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFC.

Lacan, o corpo, a arte e a sublimação. Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

12h 30min – Intervalo.

14h 30min – Mesa-redonda: As temporalidades na clínica psicanalítica e na cultura.
Coordenadora: Karla Patrícia Holanda Martins. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Atraso e antecipação na neurose obsessiva: uma questão sobre o tempo. Natercio Antonio Ferreira Capote. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Ritmo, nostalgia e esperança como destinos da pulsão invocante. Paulo Alves Parente Júnior. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Professor do Curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral).

Regimes temporais e a psicanálise: da pressa ao aroma dos tempos. Osvaldo Costa Martins. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

15h 40min – Intervalo.

16h – Mesa-redonda: Em torno da função paterna e da clínica psicanalítica das psicoses.
Coordenadora: Laéria Beserra Fontenele. Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFC. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Crítica à tese do declínio da função paterna. Ronald de Paula Araújo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

A loucura e a criança: contribuições de Maud Mannoni à clínica psicanalítica das psicoses. Rebeca de Souza Escudeiro. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Psicose, significante e discurso: incidências da consistência do Outro no laço social. Henrique Riedel Nunes. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNINTA.

A questão da suplência na psicose. Silvia Maria de Souza Levy. Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Belém.

17h 45min – Intervenções sobre a Transexualidade: o corpo entre o sujeito e a ciência.
Marco Antonio Coutinho Jorge. Professor da UERJ. Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise – Paris.
Natália Pereira Travassos. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro.

19h – Coquetel e lançamento dos livros:

A céu aberto – o inconsciente na clínica das psicoses. Organizadoras: Silvia Maria de Souza Levy e Maria Filomena Pinheiro Dias. Coleção Janus. Editora Contra Capa.

Transexualidade. O Corpo entre o Sujeito e a Ciência. Autores: Natália Pereira Travassos e Marco Antonio Coutinho Jorge. Editora Zahar.

  • Dia 15/09/2018

9h – Palestras em torno da Clínica e da Cultura:

Trauma e simbolizações primárias: Ferenczi como pensador da clínica e da cultura. Karla Patrícia Holanda Martins. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

Notas sobre a presença da arte no ensino de Lacan. Caciana Linhares Pereira. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora de Ensino do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

11h – Encerramento.

ENTREGA DE DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

O participante do XVII Encontro de Psicanálise da UFC terá direito ao recebimento da Declaração de Participação, caso atenda à carga horária mínima, ou seja, compareça a, pelo menos, 2 dos 3 turnos do evento. O documento será entregue única e exclusivamente ao próprio interessado, somente no último dia de realização do Encontro (15 de setembro) ou, posteriormente, no local de funcionamento do Laboratório de Psicanálise da UFC.

INSCRIÇÃO

A inscrição no XVII Encontro de Psicanálise da UFC poderá ser efetuada, antecipadamente, nos seguintes locais, exclusivamente de modo presencial, enquanto houver vagas:

  • Laboratório de Psicanálise da UFC
    Av. da Universidade, 2762 – Departamento de Psicologia – Centro de Humanidades – Área 2 – Unidade Didática de Biblioteconomia e Psicologia – 1º andar – Benfica – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3366 7727
    Período de inscrição: 4, 5, 6, 10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h;
  • Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
    Av. Santos Dumont, 3131 / 521 – Shopping Del Paseo – Aldeota – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3264 0216
    Período de inscrição: 5, 6, 10, 11 e 12 de setembro, das 18h às 20h.

ATENÇÃO! Caso ainda haja vagas, as inscrições poderão ser realizadas no dia e no local do evento, a partir das 8h 20min.

PROMOÇÃO

Laboratório de Psicanálise da UFC
E-mail: ufcfreud@terra.com.br
Sítio: www.laboratoriodepsicanalise.ufc.br

APOIO

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC
Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
Ideal Clube

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 3366 7727

Acessar Ir para o topo